quarta-feira, 22 de junho de 2016

PERFUME: O QUE É?




PERFUME: O QUE É?

Olá, pessoas queridas! Hoje vamos falar de perfume, esta substância deliciosa que nos faz sentir várias sensações.

Como são feitos os perfumes?

Os perfumes são feitos de água, álcool e absoluto (essência). A essência é constituída de matérias primas como frutas, flores e madeiras. Cada matéria prima é formada por vários elementos, como por exemplo a matéria prima madeira que pode ser composta por sândalo, cedro, casca de canela, etc.

AS FAMÍLIAS OLFATIVAS

Os perfumes são divididos em famílias olfativas. As famílias olfativas são organizadas por matérias primas que podem ser florais , cítricas, orientais, etc.

As principais famílias olfativas são:

floral, oriental , amadeirado, fresco, cítrico, aromático e frutal.

Vamos ver alguns exemplos de aromas que compõem cada uma das famílias olfativas:

  • Floral: rosas, jasmim e gardênias;

  • Oriental: orquídeas, baunilhas, canelas e âmbar;

  • Amadeirado: tabaco, cedro e patchouli;

  • Fresco: mistura de notas cítricas como o limão e a laranja com notas naturais de relvas e folhas verdes;

  • Cítrico: mistura de notas como o limão, laranja, tangerina e mandarim com algumas notas de madeira;

  • Aromático: notas como de tomílio, lavanda e alecrim que muitas vezes são mescladas com notas apimentadas e cítricas;

  • Frutal: mistura de notas frutais como morangos e pêssegos com notas cítricas como laranja e limão, porém com a predominância das notas doces.


AS NOTAS E A FIXAÇÃO DOS PERFUMES

Existem 3 tipos de notas ou fragrâncias nos perfumes. As notas de saída ou de cabeça que são responsáveis pelo cheiro que sentimos logo que passamos o perfume, mas que em poucos minutos desaparecem. As notas de coração ou de corpo que permanecem por mais tempo em nossa pele e as notas de fundo ou de base que são as últimas a evaporar.

A fixação do perfume em nossa pele vai variar, principalmente, de acordo com a concentração da essência. Então, vamos entender melhor como isto funciona.

O Parfum ou extrato de perfume possui concentração acima de 30% e sua essência dura na pele por mais de 24 horas.

O Eau de Parfum ou deo perfume possui concentração entre 18% a 25% e dura de 8 a 10 horas.

Eau de Toilette ou deo colônia tem entre 10% a 15% de concentração em sua essência e dura até 6 horas.

Eau de Cologne ou água de colônia possui uma baixa concentração de essência que pode variar entre 2% a 5% e dura cerca de 2 horas.

E por que os perfumes importados fixam mais que os perfumes nacionais?

As substâncias responsáveis pela fixação do perfume em nossa pele são os óleos essenciais que compõem a fragrância e que são representados pelas notas de fundo ou de base. Estas notas são mais densas e são as últimas que evaporam da nossa pele. Estes óleos impedem a essência de evaporar e como podemos ver acima a concentração deles vai variar de acordo com o tipo de perfume escolhido. Como estes óleos são elaborados e sua concentração é que vai determinar a maior ou menor fixação do perfume em nossa pele. Os perfumes importados têm uma concentração em torno de 15%, já os perfumes nacionais têm uma concentração que pode variar entre 5% a 15%.

CURIOSIDADES

Como verificar a data de validade dos perfumes importados?

Acredito que assim como eu muitos de vocês já compraram ou ganharam um perfume importado e ficaram procurando em toda a caixa a data de validade dele, não é mesmo?

A data de validade do perfume importado está lá. A maneira como a validade é colocada na caixa que é diferente. Vamos ver um exemplo: basta você olhar o desenho de um potinho aberto e nele a indicação 36M que significa que o perfume vale por 3 anos depois de aberto.



Por que a maioria dos perfumes masculinos são Eau de toilette?

Os homens têm a pele mais oleosa do que as mulheres e assim o perfume fixa mais na pele masculina, daí a maioria dos perfumes masculinos serem Eau de toilette que possuem uma concentração menor e por isso não encontramos com tanta facilidade entre os perfumes importados o Eau de parfum masculino. Como já vimos o Eau de parfum tem uma concentração de essência maior. As mulheres têm a pele menos oleosa e por isso encontramos mais Eau de parfum feminino. Existe uma grande variedade de Eau de toilette feminino (Dolce & Gabbana Light Blue EDT) e embora em menor quantidade há também Eau de parfum masculino (Dior Homme Intense EDP) .

DICAS DE PERFUMES  IMPORTADOS
  • Floral

  • Oriental 

  • Amadeirado 

  • Fresco
Perfume Dior Homme Eau For Men

  • Cítrico 

  • Aromático 

  • Frutal 

PERGUNTAS

  • Como guardar o perfume?

O perfume deve ser mantido fechado e guardado em sua caixa para evitar a oxidação. O contato com o oxigênio faz com que a validade do perfume seja menor.

  • Onde devo aplicar o perfume?

Nas áreas onde ocorre maior circulação sanguínea como na nuca, atrás das orelhas, pulsos, dobras dos cotovelos e atrás dos joelhos.

  • Que quantidade de perfume devo usar?

O ideal é escolher duas áreas e borrifar o perfume apenas uma vez em cada uma delas.

  • O cheiro do perfume pode variar de acordo com a pele?

Sim. O tipo de pele, o suor e até determinado tipo de alimento que você ingeriu pode alterar o cheiro do perfume em sua pele.

  • Devo experimentar o perfume na tira de papel ou na pele?

O certo é você experimentar o perfume na pele, pois só assim você saberá se gosta ou não do perfume. O cheiro que ele vai ter quando aplicado em sua pele vai ser diferente do cheiro no papel. Fatores como tipo de pele e temperatura irão exercer influência sobre o cheiro.

  • O perfume fixa mais em uma pele oleosa do que em uma pele seca?

Sim. O perfume fixa mais em uma pele oleosa do que em uma pele seca. Além de fixar mais ele fica mais intenso.


Um perfume pode ser mais do que um aroma. Ele pode despertar lembranças e emoções ou mesmo representar o quanto sua alma está feliz e exalando felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário