segunda-feira, 27 de junho de 2016

MINOXIDIL: O QUE É?



MINOXIDIL: O QUE É?

Olá! Hoje iremos falar sobre o Minoxidil, uma solução tópica para tratamento da calvície.

História

O Minoxidil surgiu como um medicamento usado para o tratamento da pressão arterial, porém foi observado com o uso o crescimento e engrossamento dos fios, o que fez com que ele fosse comercializado em forma de loção para o tratamento da queda de cabelos. Minoxidil é comprovadamente eficaz no tratamento da calvície por agir melhorando a circulação sanguínea do couro cabeludo e estimulando o crescimento capilar. O Minoxidil estimula a microcirculação em torno do folículo piloso promovendo assim o crescimento capilar, o efeito antialopécico é devido ao maior fluxo vascular cutâneo.

Composição química

O frasco de Minoxidil contém: minoxidil 5% e solução capilar qsq 60 ml. Minoxidil é incolor e também não possui cheiro.

Qual a diferença entre o Minoxidil importado e o manipulado?

O Minoxidil importado é industrializado o que garante que a concentração de 5% do produto não vai variar. A maioria das farmácias de manipulação fazem a manipulação do produto com apenas 2% ou 3% de concentração, o que não garante a eficácia do produto.

Minoxidil 2%

O Minoxidil 2% é a versão feminina da fórmula e a concentração é menor por causa das questões hormonais que envolve a mulher. As mulheres grávidas não devem usar o produto sem orientação médica. Não é recomendado o uso do produto durante o período de amamentação. O uso de Minoxidil 5% por mulheres pode causar o crescimento de pelos na face. As mulheres não devem usar o Minoxidil 5%.

ADVERTÊNCIAS

A primeira coisa que você deve fazer antes de usar o Minoxidil é buscar orientação médica para saber se o seu problema é calvície (origem genética) ou queda de cabelo que pode estar associada a vários fatores como já vimos no nosso post sobre Calvície. 

Se você tem hipersensibilidade à substância, você não deve usar o Minoxidil.

Caso ocorra hipersensibilidade ao produto, você deve parar de usá-lo e consultar um médico.

Jamais use o Minoxidil com o prazo de validade vencido e mantenha o produto em condições adequadas, protegido do calor, da luz e da umidade. A temperatura ambiente ideal é de 15° a 30°.

A quantidade diária de Minoxidil é de 2 ml por dia. O uso em excesso pode causar o crescimento de cabelo em outras áreas do corpo como embaixo dos olhos.

O uso excessivo de álcool durante o tratamento com Minoxidil é prejudicial e atrapalha a eficácia do tratamento.

Durante o tratamento com Minoxidil, você não deve fazer no cabelo nenhum procedimento químico como alisamento ou coloração.

Se você usa outro tipo de medicamento no couro cabeludo, você não deve usar o Minoxidil.

Você não deve usar o Minoxidil se o seu couro cabeludo estiver inflamado, irritado, dolorido ou apresentar qualquer outro aspecto anormal.

Use Minoxidil apenas no couro cabeludo que é o local destinado para o uso do produto.

Não utilize em mucosas ou perto dos olhos. Caso isso ocorra, lave o local com água corrente em abundância.

O Minoxidil deve ser usado por pacientes adultos, com idade acima de 18 anos e deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Lave as mãos após cada aplicação.

IMPORTANTE

Pare o uso de Minoxidil caso você venha a sentir dor no peito, batimento cardíaco acelerado, desmaio, ou tonturas. Se houver ganho de peso inexplicado, se suas mãos ou pés incharem, se ocorrer irritação ou vermelhidão no couro cabeludo, pare o tratamento. Havendo crescimento indesejado de pelo no rosto ou se você não ver crescimento de cabelo em até 4 meses pare de usar o Minoxidil.

EFEITOS COLATERAIS

O efeito colateral mais comum tem sido coceira e irritação na pele da área tratada do couro cabeludo. Se a irritação no couro cabeludo continuar, pare o tratamento e procure um médico.

Embora raros, podem ser apresentados eritema local, descamação, prurido e erupção cutânea. Retenção hidrossalina ( retenção de líquido e sal no organismo) com edemas, hipertricose ( crescimento excessivo de pelo).

PERGUNTAS

  • Depois de quanto tempo de uso de Minoxidil os cabelos começam a crescer?

O crescimento pode começar a partir de 2 meses de uso. Em alguns homens o crescimento dos fios começa a partir de 4 meses. Se você não ver nenhum resultado depois de 4 meses de tratamento com Minoxidil, pare de usá-lo


  • Por quanto tempo preciso usar Minoxidil?

O uso de Minoxidil é contínuo. Caso você pare de usar, a queda de cabelo voltará.

  • O que acontece se eu parar completamente de usar o Minoxidil? O cabelo novo que nasceu permanecerá?
O uso contínuo de Minoxidil é necessário para manter os fios que nasceram e estimular o crescimento de novos fios. Se você parar com o uso de Minoxidil, em cerca de 3 ou 4 meses você perderá os fios que nasceram.

  • Como usar Minoxidil?
Deve ser aplicado 1 ml de Minoxidil 2 vezes ao dia, diretamente no couro cabeludo. Você deve aplicar a loção capilar uma vez pela manhã e uma vez à noite, sendo que à noite o Minoxidil deve ser aplicado cerca de 2 a 4 horas antes de você se deitar para que o produto possa secar.

  • O que acontece se eu perder uma dose ou me esquecer de aplicar o Minoxidil?
Se você perder uma ou duas doses de Minoxidil, simplesmente continue com sua próxima dose.

  • Posso usar Minoxidil mais do que 2 vezes ao dia? O resultado será mais rápido ou melhor?
Não. Minoxidil não terá um resultado melhor se você usar mais do que duas vezes ao dia. O uso correto de Minoxidil é que vai garantir os melhores resultados. O uso mais frequente ou em doses maiores não tem mostrado um crescimento maior dos cabelos e ainda pode aumentar as chances de efeitos colaterais.

  • Que tipo de shampoo devo usar durante o tratamento com Minoxidil?
Se você lava o couro cabeludo antes de usar o Minoxidil, você deve escolher um shampoo suave para lavar os seus cabelos.

  • Posso usar spray de cabelo, gel, mouses e condicionadores?

Sim. Você pode usar todos estes produtos. Para melhores resultados use primeiro o Minoxidil em seus cabelos antes de aplicar qualquer outro produto de cabelo.

  • Quando estiver usando o Minoxidil eu posso usar produtos químicos nos cabelos? 

Não. Você não deve usar produtos químicos nos cabelos, pois procedimentos como coloração e progressiva podem prejudicar o tratamento.

  • O uso de bebida alcoólica durante o tratamento com Minoxidil pode prejudicar o tratamento?
O uso exagerado de álcool durante o tratamento com Minoxidil é prejudicial.


O uso correto do Minoxidil vai fazer você obter resultados fantásticos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário